Relator da reoneração propõe redução a zero do PIS/Cofins sobre diesel

Publicado em 24/05/2018 07:22

BRASÍLIA (Reuters) - O relator do projeto da reoneração da folha de pagamento de alguns setores, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), afirmou na noite desta quarta-feira que seu parecer propõe a redução a zero do PIS/Cofins incidente sobre o óleo diesel.

A proposta, apoiada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pode levar a uma redução de até 14 por cento do preço final do óleo, nos cálculos do relator. Para ter validade, no entanto, a matéria precisa ser votada pela Câmara, que já iniciou sua discussão, e pelo Senado.

“Diante da grave crise por que passa o país em decorrência do aumento do preço dos combustíveis, reduzimos a zero, pelo prazo de seis meses, as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre o óleo diesel e suas correntes. Não há que se falar em aumento de renúncia de receitas, pois a medida é plenamente compensada pelo aumento de arrecadação com a reoneração da folha de pagamentos”, diz o parecer apresentado por Orlando nesta quarta.

A possibilidade de zerar o PIS/Cofins levou o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, pessoalmente ao plenário da Câmara, na tentativa de evitar um impacto que estima entre 10 e 15 bilhões de reais neste ano.

Da tribuna, o relator disse ter levado em conta alguns critérios para manter ou excluir setores da reoneração, como a quantidade de empregos gerada, se enfrentam concorrência desleal de produtos importados, a possibilidade de migração de empresas e empregos para o exterior e aqueles relacionados a questões estratégicas.

Segundo o relator, 28 setores já perdem a desoneração neste ano, enquanto nenhum dos 56 setores atualmente desonerados contarão com o benefício depois de 2020.

“Apesar de entendermos as razões que levaram o Poder Executivo a propor a exclusão de praticamente todos os setores que podiam recolher sua contribuição previdenciária patronal sobre a receita bruta (CPRB), já que a crise fiscal é gravíssima, pensamos que é necessário adequar a medida, para evitar que o remédio mate o paciente”, diz Orlando em seu parecer.

(Por Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Auxílio a produtores e fomento à tecnologia marcam 1º semestre da Comissão de Agricultura
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro sobre acordo comercial
Taxas futuras de juros caem no Brasil em novo dia de alívio no câmbio
Wall Street sobe com alívio em ações de tecnologia
Ibovespa avança na abertura com aval externo e balanços em foco
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro em sinal de movimento sobre acordo comercial