Câmara aprova MP que altera juros de fundos de desenvolvimento, matéria vai ao Senado

Publicado em 23/05/2018 08:04

(Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira medida provisória que altera a forma de cálculo das taxas de juros de empréstimos não rurais concedidos com recursos dos fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO), de acordo com a Agência Câmara.

A matéria será agora enviada ao Senado. A mudança vale para contratos firmados a partir de 1º de janeiro de 2018 e tem o objetivo de aproximar as taxas desses fundos da Taxa de Longo Prazo (TLP), que substitui a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

De acordo com a Agência Câmara, a MP cria uma fórmula com fatores que reduzem a taxa para o tomador segundo a renda domiciliar per capita regional comparada à nacional e segundo o tipo de empréstimo, com o objetivo de preservar as condições específicas de menor desenvolvimento dessas regiões.

As taxas passarão a ser apuradas mensalmente, e o pagamento das prestações será ajustado pela variação da inflação. Para cada tomador do empréstimo, a TLP vigente no mês de assinatura do contrato não irá variar durante todo o tempo do financiamento.

Antes da medida provisória, os encargos e o bônus de adimplência eram definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) por meio de proposta do Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Auxílio a produtores e fomento à tecnologia marcam 1º semestre da Comissão de Agricultura
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro sobre acordo comercial
Taxas futuras de juros caem no Brasil em novo dia de alívio no câmbio
Wall Street sobe com alívio em ações de tecnologia
Ibovespa avança na abertura com aval externo e balanços em foco
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro em sinal de movimento sobre acordo comercial