Wall St cai após comentários de Powell alimentarem preocupações sobre juros

Publicado em 27/02/2018 18:28 e atualizado em 27/02/2018 21:07

NOVA YORK (Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos sofreram nesta terça-feira suas maiores quedas diárias desde a liquidação há três semanas após comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, ressuscitarem preocupações sobre mais altas de juros do que o esperado neste ano.

O Dow Jones caiu 1,16 por cento, a 25.410 pontos, o S&P 500 perdeu 1,27 por cento, a 2.744 pontos, e o Nasdaq recuou 1,23 por cento, a 7.330 pontos.

Powell deu uma visão otimista sobre a economia dos EUA e disse que dados fortaleceram sua confiança sobre a inflação. Operadores elevaram suas apostas de que o banco central conseguirá inserir uma quarta alta de juros neste ano após os comentários.

Os rendimentos dos Treasuries também subiram, enquanto o Índice de Volatilidade CBOE, o barômetro mais acompanhado da volatilidade esperada para o S&P 500 no curto prazo, subiu 2,79 pontos a 18,59, sua maior alta diária em quase três semanas.

O primeiro testemunho econômico semianual de Powell como chefe do Fed perante o Congresso dos EUA ocorre em um momento sensível para o mercado, que vinha tentando se recuperar de uma recente liquidação, que confirmou que o mercado estava em uma correção, ou 10 por cento abaixo da máxima de 26 de janeiro. Preocupações sobre aumentos dos juros desencadearem em parte a liquidação.

Em seu discurso, Powell deu pistas de que o banco central se manteria no caminho atual de altas graduais de juros, mas seu testemunho ao Congresso pareceu assustar o mercado.

"Ele disse que é sua impressão que a economia está ficando mais forte, o que sutilmente indicou que ele elevaria sua previsão pessoal para quatro altas de juros neste ano", disse Michael O'Rourke, estrategista-chefe de mercado da JonesTrading.

É amplamente esperado que o Fed eleve as taxas no próximo mês, depois de sinalizar em dezembro um total de três altas de juros neste ano neste ano. Autoridades do Fed divulgarão novas previsões, incluindo suas visões sobre o caminho futuro apropriado das altas de juros, quando se reunirem no próximo mês.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq e S&P 500 caem 3% com temor de recessão nos EUA e queda da Apple
Dólar chega a superar R$5,86 em dia de estresse global, mas desacelera alta
Ibovespa fecha em queda com exterior, mas Bradesco dispara e evita o pior
Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log