Especialistas mantêm no Focus perspectiva de corte de 0,25 p.p. dos juros esta semana, último no ano

Publicado em 05/02/2018 08:12

SÃO PAULO (Reuters) - Os especialistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central mantiveram a expectativa de que o Banco Central vai cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual na reunião desta semana e não fará mais nenhum movimento ao longo deste ano.

Com isso, a expectativa é de que a Selic, atualmente em 7 por cento, encerre 2018 a 6,75 por cento. Para 2019, a conta foi mantida em 8 por cento.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne na terça e quarta-feiras, quando anunciará sua decisão sobre a Selic. Pesquisa da Reuters junto a economistas mostra que o BC deve cortar os juros pela última vez nesta semana e mantê-los em mínimas históricas até pelo menos o início de 2019.

O Top-5, que reúne aqueles que mais acertam as previsões, também vê corte de 0,25 ponto neste encontro, mas continua esperando mais uma redução na mesma proporção em março, com a Selic terminando 2018 a 6,5 por cento.

Para o ano que vem, esse grupo também manteve a projeção de que a taxa básica ficará em 8 por cento.

O Focus mostrou apenas ajustes marginais nas projeções de crescimento e inflação. As contas para o Produto Interno Bruto mostram que a expectativa é de um crescimento este ano de 2,70 por cento, 0,04 ponto percentual a mais do que no levantamento anterior, indo a 3 por cento em 2019.

Já para a inflação houve ajuste de 0,01 ponto para baixo na estimativa de 2018, a 3,94 por cento, enquanto que para 2019 os especialistas continuam vendo alta de 4,25 por cento do IPCA.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq e S&P 500 caem 3% com temor de recessão nos EUA e queda da Apple
Dólar chega a superar R$5,86 em dia de estresse global, mas desacelera alta
Ibovespa fecha em queda com exterior, mas Bradesco dispara e evita o pior
Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log