Venezuelanos ocupam abrigo improvisado em Boa Vista. ONU quer campo de refugiados em Roraima

Publicado em 01/02/2018 16:38

Enquanto o governo federal não toma providência para frear a entrada de venezuelanos no Brasil por Roraima, os vizinhos não param de chegar, fugindo de Nicolás Maduro.

Por ora, eles ocupam um abrigo improvisado em Boa Vista, onde não cabem mais do que mil pessoas. Como dissemos há pouco, mais de 50 mil venezuelanos já cruzaram a fronteira.

Veja algumas imagens divulgadas pela imprensa local:

   

O Antagonista apurou que a Acnur (Agência da ONU para Refugiados) apoia a construção de um campo de refugiados em Boa Vista, capital de Roraima, para acolher os venezuelanos.

O governo estadual, no entanto, teme que o local atraia ainda mais refugiados. Bom, esse é justamente o negócio da Acnur.

A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), disse ao jornal Folha de Boa Vista:

“Uma das principais preocupações das autoridades de segurança de Roraima diz respeito ao patrulhamento das fronteiras, por onde entram armas e drogas que financiam organizações criminosas, responsáveis pelo aumento da criminalidade em Roraima.”

E mais:

“A vulnerabilidade da fronteira com a Venezuela está fortalecendo as organizações criminosas, que consideram Roraima um Estado estratégico para o tráfico de drogas e para ter acesso a armas.”

A governadora afirmou, ainda, que vai aproveitar a presença de ministros no estado na semana que vem para “reiterar o pedido para que o Exército faça o patrulhamento da fronteira”.

“O nosso governo tem atuado de forma solitária no combate à criminalidade. É preciso que a União assuma o controle das fronteiras, que é um problema nacional.”

Fonte: O Antagonista/Reuters/Poder360/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq e S&P 500 caem 3% com temor de recessão nos EUA e queda da Apple
Dólar chega a superar R$5,86 em dia de estresse global, mas desacelera alta
Ibovespa fecha em queda com exterior, mas Bradesco dispara e evita o pior
Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log