Ibovespa bate nova máxima e encosta nos 78 mil pontos; nos EUA S&P bate recorde

Publicado em 03/01/2018 20:03

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta quarta-feira, encostando nos 78 mil pontos pela primeira vez, após engatar o oitavo pregão seguido no azul, com a manutenção do bom humor no exterior e em torno da política local.

O Ibovespa fechou em alta de 0,13 por cento, a 77.995 pontos. Na máxima, o índice atingiu 78.413 pontos, renovando a máxima intradia pela primeira vez desde outubro do ano passado. O giro financeiro somou 8,6 bilhões de reais.

Com os ganhos do dia, o Ibovespa acumulou alta de 7,31 por cento em oito pregões, engatando a maior sequência no azul desde julho de 2016, quando subiu por 10 pregões seguidos.

"Em algum momento vamos ter uma realização... mas a tendência do mercado é subir, é buscar os 80 mil pontos, mas com algum ajuste no caminho", disse o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira.

Localmente, a expectativa pelo julgamento do ex-presidente Luiz Inácio da Silva no fim do mês, que pode tirá-lo da corrida eleitoral deste ano, segue amparando o otimismo do mercado. A movimentação do governo para angariar os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência, com a votação em primeiro turno na Câmara dos Deputados prevista para 19 de fevereiro, também tem ajudado a manter o tom positivo.

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, pediu demissão nesta quarta-feira, enquanto o governo indicou a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para assumir o Ministério do Trabalho.

"Eu diria que (a troca de ministros) facilita conquistar os 308 votos, já que o governo vai fazer esse ministério provisório... com base não exatamente no perfil mais adequado, mas com base nos 308 votos", disse Bandeira.

No exterior, o tom positivo em Wall Street também ajudou a manter os ganhos no mercado local.

DESTAQUES - PETROBRAS PN subiu 0,91 por cento e PETROBRAS ON avançou 1,27 por cento, em dia de ganhos para os preços do petróleo no mercado. A empresa fechou acordo para encerrar ação coletiva nos EUA, com pagamento de 2,95 bilhões de dólares, montante que afetará o resultado do quarto trimestre de 2017, mas abaixo dos até 10 bilhões de dólares previstos por analistas. A empresa previu também encerrar cobranças de quase 28 bilhões de reais da Receita Federal sobre impostos por remessas ao exterior, a partir da adesão a um programa de parcelamento previsto no Repetro.

- EMBRAER ON ganhou 3,8 por cento, liderando a ponta positiva do Ibovespa, após reportagem do jornal O Globo, dizendo que o governo brasileiro pode apoiar uma parceria mais ampla entre a fabricante brasileira de aviões e a Boeing, incluindo também projetos das Forças Armadas.

- CSN ON avançou 3,69 por cento, após a empresa anunciar reajuste de 23 por cento no preço do aço para montadoras e de 18 por cento para outros grandes clientes industriais. USIMINAS PNA ganhou 3,3 por cento. GERDAU PN teve baixa de 0,15 por cento.

- VALE ON caiu 0,6 por cento, em sessão de queda dos contratos futuros do minério de ferro na China.

- ELETROBRAS ON caiu 1,28 por cento e ELETROBRAS PNB perdeu 1,6 por cento, com o mercado à espera de novidades sobre o processo de privatização da empresa, que deve acontecer no segundo semestre, na visão de analistas do Itaú BBA.

S&P 500 supera 2.700 pontos com avanço de tecnologia; Dow e Nasdaq batem recordes

Por Caroline Valetkevitch

SÃO PAULO (Reuters) - O índice S&P 500 superou os 2.700 pontos pela primeira vez nesta quarta-feira e outros índices atingiram recorde de alta no fechamento com ganhos de ações de tecnologia depois de sinais de um crescimento econômico robusto.

O Dow Jones subiu 0,4 por cento, para 24.922 pontos, o S&P 500 ganhou 0,64 por cento, para 2.713 pontos e o Nasdaq avançou 0,84 por cento, a 7.065 pontos.

As ações aceleraram no fim do pregão, com suporte da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve mostrando que o banco central norte-americano vai provavelmente se ater a aumentos graduais dos juros neste ano.

"Eles reiteraram aumentos graduais dos juros, que é o que o mercado parece gostar", disse Bucky Hellwig, senior vice-presidente na BB&T Wealth Management em Birmingham, Alabama.

Mais cedo, dados mostraram que a atividade da indústria dos EUA aumentou mais que o esperado em dezembro, sinal de momentum economico no fim de 2017. Ao mesmo tempo, pesquisas de manufatura indicaram um início de ano forte na economia europeia.

Entre as ações de tecnlogia Alphabet, IBM e os fabricantes de chips foram destaques de alta. O índice de tecnologia do S&P 500, o de melhor performance em 2017 com alta de 37 por cento, fechou o dia subindo 1,1 por cento.

Ações de fabricantes de chips subiram pela segunda sessão seguida com o índice Philadelphia Semiconductor com alta de 1,7 por cento, a maior alta em dois dias desde junho de 2016.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata