Temer recebe presidente do PTB para resolver indicação ao Ministério do Trabalho

Publicado em 03/01/2018 12:35

BRASÍLIA, (Reuters) - O presidente Michel Temer recebe o presidente do PTB, Roberto Jefferson, na tarde desta quarta-feira, para tentar resolver até o final desta semana o problema criado com a rejeição do nome do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) para o Ministério do Trabalho.

Fontes do Planalto admitiram à Reuters que o veto ao nome do parlamentar criou um desconforto com o partido, mas que deve ser resolvido rapidamente com a indicação de outros nomes petebistas.

O governo não quer estender o processo para evitar aumentar a crise com o PTB. Apesar de Jefferson ter recebido bem a rejeição a Fernandes, o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, mostrou extrema irritação com o veto. "Veto do PMDB eu não posso aceitar", disse à Reuters. Jovair não irá a audiência com Temer.

Fernandes, anunciado como substituto de Ronaldo Nogueira no mesmo dia em que o ex-ministro pediu demissão, perdeu o cargo porque seu filho, Pedro Lucas, participa do governo do Maranhão, comandado por Flávio Dino (PCdoB), um dos principais opositores do governo de Michel Temer e adversário político do ex-presidente José Sarney.

Em uma mensagem aos colegas de bancada, Fernandes informou que não seria mais ministros pelo "embaraço" que causaria na relação entre Temer e Sarney.

Jefferson, em conversa prévia com auxiliares de Temer, sugeriu dois nomes para substituir Fernandes, os deputados Sérgio Moraes (PTB-RS) ou Josué Bengtson (PTB-PA). O primeiro, no entanto, é polêmico.

Moraes --que era a primeira opção da bancada, mas recusou a indicação-- ficou conhecido por ter dito, ao relatar o processo de cassação do ex-deputado Edmar Moreira, que estava "se lixando para a opinião pública", ao decidir pela inocência do então parlamentar na Comissão de Ética da Câmara.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata