Japão melhora previsão de crescimento do PIB, inflação ao consumidor deve ficar abaixo da meta do BC

Publicado em 19/12/2017 06:45

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão revisou para cima suas projeções de crescimento para este ano fiscal e o próximo, prevendo que a economia irá expandir 1,9 por cento e 1,8 por cento respectivamente diante da melhora constante da demanda doméstica, disse o Escritório do Gabinete nesta terça-feira.

A inflação ao consumidor foi estimada em 0,7 por cento para este ano fiscal e em 1,1 por cento para o próximo, destacando o desafio para o banco central acelerar a inflação à sua meta de 2 por cento.

As projeções anteriores para o Produto Interno Bruto eram de crescimento de 1,5 e de 1,4 por cento respectivamente para este ano fiscal e para o próximo.

A economia do Japão tem expandido a um ritmo constante neste ano, ajudada pelo crescimento das exportações que tem sustentado o setor industrial. A principal questão para as autoridades continua sendo a inflação persistentemente baixa, o que complica os esforços do banco central para deixar seu forte estímulo.

As estimativas de crescimento do governo são mais altas do que as do banco central e da maior parte dos economistas do setor privado, enquanto as projeções de inflação são mais fracas do que as do Banco do Japão.

(Reportagem de Tetsushi Kajimoto e Stanley White)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata