Maduro exclui principais partidos opositores de disputa presidencial

Publicado em 11/12/2017 07:13

RIO e CARACAS — O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, garantiu que os partidos que se negaram a concorrer nas eleições municipais serão excluídos da eleição presidencial de 2018. Com algumas das principais legendas boicotando a participação na escolha dos prefeitos de 355 municípios e do governador do estado de Zulia, há incerteza sobre o futuro dos oposicionistas diante da eleição presidencial do ano que vem, na qual Maduro buscará um novo mandato. Os resultados das eleições regionais, nas quais a oposição sofreu uma derrota acachapante, vencendo apenas em cinco dos 23 estados disputados, levaram os partidos Primeiro Justiça, Ação Democrática e Vontade Popular — três das quatro principais legendas da Mesa de Unidade Democrática (MUD), maior coalizão opositora do país — a boicotar a participação na eleição. Os partidos acusam o governo de fraude no pleito de outubro.

— Partidos que não tiverem participado hoje (domingo) e que tenham convocado o boicote das eleições não podem mais participar — disse o presidente, em entrevista coletiva, depois de votar em Caracas. — Esse foi o critério que a Assembleia Nacional Constituinte estipulou.

Dois discursos bastante distintos dominaram o domingo de eleições municipais na Venezuela. Enquanto o chavismo celebrou a “normalidade” e a enorme participação popular, a oposição destacou a alta abstenção e a pressão exercida sobre eleitores, obrigados a apresentar o Carnê da Pátria (que dá acesso a programas sociais) durante a votação, medida que políticos afirmam ser usada para controlar a participação eleitoral.

Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo.

Fonte: O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata