Produção de petróleo no Brasil deve subir 3,8% em 2017, para 2,7 mi bpd, diz EPE

Publicado em 05/12/2017 12:55

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção média de petróleo no Brasil deve subir 3,8 por cento neste ano, ante o ano passado, para 2,7 milhões de barris por dia (bpd) e deverá dobrar até 2026, com a entrada de novos campos, afirmou nesta terça-feira o diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho.

Ele explicou que em 2016 a produção nacional da commodity atingiu 2,6 milhões de bpd, e a perspectiva é crescente para nos próximos anos até se atingir o nível de 5,2 milhões de bpd em 2026.

"Você tem campos entrando em produção, novos equipamentos, mas o crescimento agora e no curto prazo se dá lentamente", disse o diretor da EPE a jornalistas em evento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

"A partir de 2022, com a entradas dos grandes campos e aumento no ritmo de produção, como Libra e Búzios, por exemplo, haverá um salto grande na produção", afirmou.

Coelho destacou que a expectativa é que em 2026 o Brasil se torne um grande exportador de petróleo com vendas externas de 3 milhões de bpd.

Esse patamar pode diminuir caso evoluam as negociações com chineses interessados em construir uma refinaria no Maranhão com uma capacidade de processamento diário de 300 mil a 400 mil barris.

"A gente entende que nos próximos anos o Brasil será importador de médios, como diesel e QAV (querosene de aviação), e o investimento lá será importante para reduzir a importação desses produtos", afirmou Mauro.

(Edição de Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata