Irlanda não ameaçará vetar negociações do Brexit “neste estágio”, diz primeiro-ministro

Publicado em 13/11/2017 06:28

Por Padraic Halpin

DUBLIN (Reuters) - A Irlanda não ameaçará usar um veto sobre as negociações do Brexit "neste estágio" em razão da falta de progresso na fronteira irlandesa, uma vez que Dublin está em posição muito forte com todos os Estados membros da UE a apoiando, disse o primeiro-ministro, Leo Varadkar, neste domingo.

Bruxelas quer que três questões sejam amplamente resolvidas antes de decidir em dezembro se as conversas podem avançar para uma segunda fase sobre o comércio: o projeto de lei de saída, a salvaguarda dos direitos de expatriados e a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, que será a única fronteira terrestre do Reino Unido com a UE depois da partida.

"A questão é muito hipotética, não sabemos se a Irlanda será a única questão relevante pendente em dezembro. O que não vou fazer nesta fase é ultimatos ou ameaçar usar um veto ", disse Varadkar à emissora nacional irlandesa RTE.

"A única coisa que conseguimos fazer nos 18 meses desde o referendo (sobre o Brexit) foi nos alinharmos totalmente com os 27 Estados membros. De Berlim a Bucareste, todos nos apoiam, e isso nos coloca em uma posição forte", completou o primeiro-ministro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata