Inflação ao produtor forte na China forte mostra que economia continua robusta

Publicado em 09/11/2017 07:09

PEQUIM (Reuters) - Os preços ao produtor na China ficaram inesperadamente fortes em outubro, enquanto a inflação ao consumidor acelerou em um sinal de que a economia continua robusta, com analistas esperando mais pressão de preços conforme o combate do governo à poluição afeta a produção industrial.

Pequim já está no segundo ano de campanha para reduzir os altos níveis de dívida, mantendo as condições de liquidez relativamente apertadas conforme busca reduzir o financiamento especulativo.

O crescimento, entretanto, continua forte neste ano, graças a um boom da construção que tem elevado os preços das matérias-primas e em parte alimentado as pressões inflacionárias. Analistas dizem que as regras para controlar as fábricas poluidoras aumentarão as pressões de preços.

O índice de preços ao produtor avançou 6,9 por cento em outubro ante o ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Estatísticas nesta quinta-feira, repetindo resultado de setembro, quanto atingiu máxima de seis meses.

"A conclusão é que as pressões de preços na China parecem fortes diante do crescimento econômico ainda rápido, mercado de trabalho apertado, cortes de capacidade e problemas temporários à produção industrial", disse Julian Evans-Pritchard, economista do Capital Economics, em nota a clientes.

Analistas consultados pela Reuters esperavam uma inflação ao produtor de 6,6 por cento.

Já a inflação ao consumidor na China, que tem ficado dentro da meta de 3 por cento, também acelerou mais do que o esperado para 1,9 por cento, de 1,6 por cento em setembro, uma vez que os preços de alimentos caíram a um ritmo mais fraco.

(Reportagem de Cheng Fang, Yawen Chen e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata