Trump estaria inclinado a indicar Powell como próximo chair do Fed, diz Bloomberg

Publicado em 27/10/2017 12:00

WASHINGTON (Reuters) - O presidente Donald Trump está inclinado a indicar o diretor do Federal Reserve Jerome Powell para ser o próximo chair do banco central dos Estados Unidos, publicou a Bloomberg News nesta sexta-feira, citando três fontes não identificadas.

A Bloomberg informou ainda que suas fontes alertaram que a decisão final ainda não havia sido tomada e que Trump poderia mudar de opinião.

Trump tem dito que está considerando Powell, bem como o economista da Universidade de Stanford John Taylor, para o posto. Ele também disse que não descartou reconduzir a atual chair do Fed, Janet Yellen, cujo mandato expira em fevereiro.

A expectativa é de que Trump anuncie sua escolha, que precisará conquistar a aprovação do Senado, antes de partir em viagem à Ásia no dia 3 de novembro.

Trump estava trabalhando a partir de uma pequena lista de cinco candidatos que incluiu seu principal assessor econômico, Gary Cohn, e o ex-diretor do Fed Kevin Warsh.

Um alto funcionário do governo disse na quarta-feira que Trump provavelmente não indicaria Cohn, dada a importância de sua função em ajudar a liderar os esforços para tirar do papel o grande pacote de redução de impostos. A estrela de Warsh também desapareceu, de acordo com notícias da mídia.

Em entrevista à Fox Business Network na última sexta-feira, Trump indicou que ele poderia nomear Powell e Taylor para os principais cargos do Fed. O posto de vice-chair está atualmente aberto.

(Por Tim Ahmann)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata