PF desarticula grupo suspeito de desviar R$ 1 milhão da Caixa Econômica Federal

Publicado em 20/09/2017 15:32

(Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira operação para desarticular um grupo criminoso suspeito de desviar quase 1 milhão de reais da Caixa Econômica Federal em empréstimos fraudulentos, envolvendo a atuação de ex-prestadores de serviço do banco.

Como parte da chamada operação Inimigo Oculto, a PF cumpre 3 mandados de prisão temporária, 30 de condução coercitiva e buscas em 3 endereços residenciais em Brasília e no Estados do Pará e da Bahia, informou a polícia em comunicado.

O dinheiro teria sido desviado através da atuação de três ex-prestadoras de serviço da Caixa, alvos dos mandados de prisão, que possibilitaram a concessão fraudulenta de 46 empréstimos pessoais, em sua maioria para familiares e amigos, afirmou a PF.

Os suspeitos teriam viabilizado os empréstimos inserindo dados de maneira indevida no sistema da Caixa, como rendas fictícias, usando senhas de empregados do banco.

Com a concessão dos empréstimos, os investigados "efetuavam diversos saques e transferências, evitando que a Caixa, após identificar a fraude, bloqueasse os valores", acrescentou a PF.

A Justiça Federal determinou o bloqueio de cerca de 950 mil reais nas contas dos investigados, e a Polícia Federal afirmou que irá apurar se houve participação de funcionários da Caixa Econômica no esquema criminoso.

(Por Maria Clara Pestre, no Rio de Janeiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata