Joesley é transferido a SP para audiência de custódia; Saud vai para Papuda

Publicado em 15/09/2017 12:29

(Reuters) - O empresário Joesley Batista foi transferido nesta sexta-feira pela Polícia Federal da Superintendência da PF em Brasília para São Paulo, onde será ouvido em audiência de custódia relativa a mandado de prisão preventiva no âmbito da investigação sobre uso de informação privilegiada no mercado financeiro, informou a PF.

Joesley se entregou à PF no fim de semana após ser expedido mandado de prisão temporária pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin depois de áudios apontarem que o empresário omitiu crimes aos procuradores no acordo de delação premiada fechado ao lado de outros executivos da holding J&F.

Mesmo já detido, Joesley foi alvo de um novo mandado de prisão na quarta-feira expedido pela Justiça Federal de São Paulo como parte da investigação sobre o uso de informação privilegiada, em uma ação que resultou também na prisão de seu irmão Wesley Batista, presidente da JBS.

A transferência de Joesley nesta sexta-feira corresponde a esta ação, uma vez que a 6ª Vara Federal de São Paulo marcou uma audiência de custódia no âmbito da operação Tendão de Aquiles.

Procurada pela Reuters, a defesa de Joesley não estava disponível de imediato para comentar a transferência.

Além da transferência de Joesley para SP, a PF irá ainda transferir o também delator da J&F Ricardo Saud da Superintendência em Brasília para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, nesta sexta-feira. Saud foi detido junto com Joesley também por ordem de Fachin no fim de semana.

A Polícia Federal informou ainda que o mesmo avião da transferência de Joesley se encaminhará a Curitiba para levar o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha a Brasília, onde o ex-deputado será encaminhado para oitiva em procedimentos que tramitam na capital federal. Cunha atualmente cumpre pena de prisão no Paraná.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata