Dólar cai nesta quarta-feira (2) ante real com expectativa que Temer retome reformas

Publicado em 02/08/2017 17:07

Por Claudia Violante e Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou a quarta-feira com leve baixa ante o real, após sinais de que o presidente Michel Temer conseguirá barrar a denúncia por corrupção com boa vantagem na Câmara dos Deputados, trazendo mais confiança aos investidores de que as reformas econômicas devem voltar à pauta.

O dólar recuou 0,20 por cento, a 3,1197 reais na venda, depois de bater a mínima de 3,1141 reais na sessão. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,25 por cento no final da tarde.

"Que a denúncia seria barrada, já estava no preço. Agora, parece que vai ser muito rápido e com um bom placar. Isso é boa notícia para as reformas", disse o operador da corretora BGC Liquidez José Alexis Braga.

Isso porque o governo não só conseguiu rapidamente reunir quórum para dar início à votação, como também conseguiu aprovar, com 292 votos, requerimento para encerrar as discussões, abrindo efetivamente o caminho para votar a denúncia, que ainda estava em andamento.

Os deputados vão decidir se permitem, ou não, o Supremo Tribunal Federal (STF) dar andamento à denúncia contra Temer, gerada após delações de executivos do grupo J&F.

A expectativa dos investidores já era de esse processo seria barrado pelos parlamentares. Se Temer conseguir mostrar mais força política para barrar a denúncia, a expectativa é de que ele se volte para as reformas, com destaque para a da Previdência, que ajudará no controle das contas públicas.

Em linha com esse cenário, o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB), afirmou nesta tarde que o governo buscará retomar a agenda econômica, com foco na reforma da Previdência e na simplificação tributária, após a esperada rejeição da denúncia contra Temer.

Mas as tensões no mercado podem não desaparecer totalmente porque outras denúncias contra o presidente devem vir, já que Temer também é investigado por crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.

"Os investidores estarão atentos ao placar de votos, que servirá de termômetro para a agenda de reformas do governo", afirmou mais cedo o analista de câmbio da Correparti Corretora, Guilherme França Esquelbek.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined