BNDES tem condições de captar nos mercados e não vai precisar do Tesouro, diz presidente

Publicado em 02/08/2017 12:47

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem condições de captar recursos nos mercados nacional e internacional, sem necessidade de recorrer ao Tesouro Nacional, disse o presidente da instituição nesta quarta-feira.

Falando em evento sobre finanças públicas em São Paulo, Paulo Rabello de Castro afirmou que o banco tem a intenção de voltar a desembolsar valores próximos de 100 bilhões de reais em crédito, padrão histórico da instituição, em 2018, e que não dependerá de recursos da União para fazê-lo.

"Depois que passar de 100 bilhões (de reais), o banco tem condições e já está se organizando no financeiro para que a gente dependa menos de recursos de origem do Tesouro", disse ele.

"O BNDES tem condições e tem rating para ser prime borrower, tanto no mercado nacional como no internacional, como sempre fez, e há abundância de recursos no mercado internacional. Quem disse que o BNDES vai importunar a viúva, vai importunar a União com mais pedidos de recursos? A gente não precisa disso", acrescentou.

Ele reforçou que o banco de fomento pretende desembolsar este ano um total de 70 bilhões de reais, em cerca de 400 mil operações.

(Por Natalia Scalzaretto)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata