Temer indica subprocuradora-geral Raquel Dodge para PGR no lugar de Rodrigo Janot

Publicado em 29/06/2017 07:10

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer indicou nesta quarta-feira a subprocuradora-geral da República Raquel Dodge para substituir Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República, informou o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

"A doutora Raquel Dodge é a primeira mulher a ser nomeada para a Procuradoria-Geral da República", disse Paraola, ao anunciar a indicação.

Raquel Dodge foi a segunda mais votada em votação na terça-feira na lista tríplice preparada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Ela teve 587 votos. O mais votado foi Nicolao Dino, atual vice-procurador-geral Eleitoral e próximo a Janot, com 621 votos. O terceiro da lista foi o subprocurador Mário Bonsaglia, com 564 votos.

Temer rompe com uma tradição de indicar sempre o primeiro da lista tríplice que vinha sendo adotada desde 2003 pelos presidentes.

A indicação de Raquel, que vai substituir Janot, que encerra o mandato em 17 de setembro, terá de ser submetida ao Senado. Os senadores vão precisar sabatinar e aprovar o nome dela em votação secreta no plenário.

O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, entregou a lista tríplice pessoalmente a Temer nesta tarde. A escolha do substituto de Janot dois dias após o presidente ter sido denunciado pelo atual procurador-geral da República tem por objetivo, segundo interlocutores do governo, tentar esvaziar a atuação do chefe do Ministério Público Federal.

Raquel Dodge ingressou no MPF em 1987. Ela atuou na operação Caixa de Pandora, investigação que levou a prisão o então governador de Brasília, José Roberto Arruda, o primeiro chefe de Executivo local preso no exercício do cargo.

Ela também atuou na equipe que processou criminalmente o ex-deputado Hildebrando Paschoal. Ela é mestre em Direito pela Universidade de Harvard.

Raquel defendeu publicamente ser a favor da continuidade das apurações da operação Lava Jato e contava, nos bastidores, com o apoio de integrantes da cúpula do PMDB, muitos deles investigados pela própria ação.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined