Marqueteira diz que acertou caixa 2 com Mantega, diz blog do Camarotti

Publicado em 02/05/2017 08:52

Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a marqueteira Mônica Moura complicou a situação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Ela contou ao relator do processo de cassação da chapa Dilma-Temer, ministro Herman Benjamin, que numa terceira reunião para definir o pagamento da campanha, acertou que parte do dinheiro destinado ao marqueteiro João Santana seria de caixa 2. E que esse valor pago por fora seria tratado diretamente por ele.

Na conversa, que segundo o relato também teve a participação do atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que teria “uma parte por dentro e outra por fora”.

Segundo o relato de Mônica, Mantega disse na reunião que a “parte por dentro trate logo com Edinho”, então tesoureiro da campanha. “A parte por fora ele me encaminhou para conversar com a Odebrecht”, disse. Mônica ressaltou que “j[á tinha contato lá dentro” com o pessoal da Odebrecht.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

O Globo: Ex-diretor da Petrobras, Renato Duque confirmará pedido de propina para o PT

SÃO PAULO - Indicado pelo PT ao cargo, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque decidiu quebrar o silêncio e confirmar, na próxima sexta-feira, em depoimento ao juiz da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, Sergio Moro, ter participado da negociação de percentual entre 0,9% e 1% de propina ao partido nos contratos da Sete Brasil com o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, do qual fazia parte a Odebrecht.

A Sete Brasil é uma empresa constituída pela Petrobras, fundos de pensão e bancos privados para cuidar dos contratos do pré-sal.

Preso desde março de 2015 e condenado em quatro ações a penas que somam 57 anos e sete meses de prisão, Duque manteve-se calado em depoimentos à Justiça e optou por mudar de estratégia depois de fracassadas tentativas de celebrar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). O responsável por sua defesa é o advogado Antonio Figueiredo Basto, o mesmo que cuidou da delação do doleiro Alberto Youssef.

Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo

Fonte: G1 + O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St avança com expectativa de corte de juros em setembro; Meta dispara
Ibovespa avança com exterior favorável; Ambev sobe 2% após balanço
Dólar sobe frente ao real após decisões de juros no Brasil e nos EUA
Dólar abre em alta após decisões de juros em Brasil e EUA
Minério de ferro tem máxima de mais de 1 semana com perspectivas de demanda
Tensão segue elevada na Venezuela após eleição contestada, com temor de mais prisões