Ibovespa sobe com ganhos de Vale e algum alívio em cena política

Publicado em 20/04/2017 12:41

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista operava no azul nesta quinta-feira, com as ações da Vale entre os destaques positivos depois de dados de produção e algum alívio na cena política após o governo conseguir aprovar regime de urgência para proposta de reforma trabalhista.

Às 11:38, o Ibovespa subia 0,95 por cento, a 64.007 pontos. O volume financeiro somava 1,98 bilhão de reais.

O caráter de urgência permite que a proposta de reforma trabalhista seja votada na Comissão Especial na terça-feira, sem esperar o fim do prazo de apresentação de emendas, e no plenário da Câmara já na quarta-feira.

No exterior, Wall Street operava no azul diante do aumento do otimismo com os resultados do primeiro trimestre, reforçando o tom mais positivo no mercado acionário brasileiro.

No entanto, a véspera de feriado local adicionava alguma cautela aos negócios, uma vez que as bolsas estrangeiras estarão operando normalmente.

Para o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, o viés para os mercados de risco nesta sessão era de leve alta, mas sem descartar o quadro geral de indefinições diante de tensões geopolíticas internacionais e, no front interno, ainda com dúvidas sobre quando e como será aprovada a reforma da Previdência.

DESTAQUES

- VALE PNA avançava 3,86 por cento e VALE ON tinha ganhos de 4,09 por cento, após a empresa informar produção de minério de ferro recorde para o primeiro trimestre, com alta de 11,2 por cento ante o mesmo período de 2016, para 86,2 milhões de toneladas. A sessão também era marcada por alta nos contratos futuros do minério de ferro na China.

- USIMINAS PNA tinha alta de 3,28 por cento, depois que a siderúrgica mineira divulgou os dados fechados do primeiro trimestre, confirmando o lucro líquido de 108 milhões de reais, o primeiro resultado positivo após dez trimestres de prejuízo.

- PETROBRAS PN subia 2,06 por cento e PETROBRAS ON tinha alta de 2,42 por cento, recuperando-se das fortes quedas da véspera, apesar da falta de rumo claro para os preços do petróleo no mercado internacional. [O/R]

- ESTÁCIO PARTICPAÇÕES ON avançava 1,9 por cento, em meio aos desdobramentos das investigações sobre vazamento de mensagens do presidente da empresa e uma advogada acerca da fusão com a KROTON, que subia 1,43 por cento. A Estácio prestou queixa policial após investigação interna apontar fortes indícios de que o vazamento tenha sido realizado por acesso físico ao computador antigo do CEO.

- SABESP ON tinha baixa de 4,14 por cento, liderando a ponta negativa do Ibovespa. Segundo analistas, o papel era prejudicado pela revisão tarifária preliminar da COPASA, levando a receios de que o reajuste para a Sabesp possa ser menor. As ações da Copasa, que não fazem parte do Ibovespa caíam 17,9 por cento.

(Edição de Gabrial Mello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PMIs sinalizam riscos para indústria da China
Atividade industrial da zona do euro permanece em contração, mostra PMI de julho
Ações da China caem com retração da atividade industrial
BC mantém Selic em 10,50%, prega cautela ainda maior na política monetária e alerta sobre fiscal
Disputa por taxa de fim de mês impulsiona dólar ante real em dia de Fed e Copom
S&P 500 e Nasdaq sobem com alta do setor de chips, após Fed sinalizar próximo corte de juros