Ibovespa fecha em alta de 2,4% puxado por bancos em dia de vencimento de opções

Publicado em 17/04/2017 17:54

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa subiu mais de 2 por cento nesta segunda-feira, em movimento de recuperação após cair ao menor patamar em três meses no pregão anterior. As ações de bancos exerceram a principal influência positiva em sessão que teve ainda a primeira etapa marcada por vencimento de opções sobre ações.

O Ibovespa subiu 2,4 por cento, a maior alta desde 12 de janeiro (+2,41 por cento), a 64.334 pontos. O giro financeiro somou 10,11 bilhões de reais, incluindo o exercício de opções sobre ações, que movimentou 2,786 bilhões.

Em meio a delações da Odebrecht no âmbito da operação Lava Jato envolvendo uma série de políticos em esquemas de corrupção, o presidente Michel Temer busca manter os esforços para avançar a reforma da Previdência e pediu na noite passada a parlamentares aliados e ministros que atuem para manter o cronograma de votação da proposta no Congresso.

"Essa melhora da bolsa como um todo é reflexo da maior participação do Planalto e perspectiva de andamento conforme o planejado das reformas, seja trabalhista ou da Previdência na Câmara", disse o analista da corretora Lerosa Investimentos Vitor Suzaki.

Além disso, os números do Banco Central indicando que a economia brasileira cresceu 1,31 por cento em fevereiro, em desempenho acima do esperado pelo mercado, também somou-se ao bom humor.

Wall Street também ajudou o tom positivo, com o S&P 500 subindo 0,86 por cento, recuperando-se após fechar na mínima em dois meses na sessão passada, em rali liderado pelas ações do setor bancário e de tecnologia.

DESTAQUES

- BANCO DO BRASIL ON subiu 4,64 por cento, liderando os ganhos do setor bancário, após queda de 5,20 por cento na quinta-feira. O UBS elevou a recomendação para as ações de bancos de países emergentes para "overweight", ante "neutra", diante da melhora do crescimento global, e vê perspectiva melhor para os bancos públicos brasileiros este ano. BRADESCO PN subiu 4,48 por cento, ITAÚ UNIBANCO PN teve alta de 4,47 por cento e SANTANDER UNIT avançou 2,48 por cento.

- USIMINAS PNA avançou 7,84 por cento, liderando a ponta positiva do Ibovespa, após números preliminares do primeiro bimestre, com lucro líquido de 121 milhões de reais e Ebitda somou 366 milhões de reais. Se a empresa fechar o primeiro trimestre com lucro será o primeiro período com dados positivos após dez trimestre de prejuízos. Na máxima da sessão, as ações da empresa subiram 10,81 por cento.

- SMILES ON ganhou 5,05 por cento após o BTG Pactual divulgar expectativa de forte crescimento no lucro da empresa no primeiro trimestre.

- ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES ON teve alta de 6,10 por cento e KROTON ON subiu 3,92 por cento, em movimento de recuperação após as fortes quedas vistas na quinta-feira.

- PETROBRAS PN teve alta de 1,42 por cento e PETROBRAS ON ganhou 0,96 por cento, na contramão dos preços do petróleo no mercado internacional. No radar estavam ainda os dados divulgados na noite de quinta-feira, mostrando crescimento de cerca de 7 por cento na produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, impulsionada principalmente pelos novos poços do pré-sal. [O/R]

- FIBRIA ON caiu 4,86 por cento, liderando a ponta negativa do Ibovespa, diante da queda superior a 1 por cento do dólar frente ao real. SUZANO PNA perdeu 1,42 por cento.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PMIs sinalizam riscos para indústria da China
Atividade industrial da zona do euro permanece em contração, mostra PMI de julho
Ações da China caem com retração da atividade industrial
BC mantém Selic em 10,50%, prega cautela ainda maior na política monetária e alerta sobre fiscal
Disputa por taxa de fim de mês impulsiona dólar ante real em dia de Fed e Copom
S&P 500 e Nasdaq sobem com alta do setor de chips, após Fed sinalizar próximo corte de juros