Caixa 2 é o crime de quase 40% dos citados na lista de Fachin

Publicado em 12/04/2017 11:00

Quarenta e duas das 108 pessoas (38%) citadas nos pedidos de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) são acusadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de ter cometido o crime de caixa 2. Os acusados foram enquadrados pelo procurador-geral Rodrigo Janot no artigo 350 do Código Eleitoral por fazerem declaração falsa à Justiça Eleitoral. Fazem parte da lista de 42, 21 deputados federais, 12 senadores, um ministro (Roberto Freire, do PPS-SP) e um governador (Tião Viana, PT-AC).As informações são da edição desta quarta-feira do jornal O Estado de S.Paulo.

A pena para o crime de caixa 2 é de até 5 anos. Além da possibilidade de prescrição, quatro anos após o delito, os acusados podem fazer acordo para suspender o processo.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

N'O Globo: Lista de Fachin: Aécio e Jucá são os mais investigados, em cinco inquéritos

SÃO PAULO — Alvo do maior número de inquéritos envolvendo políticos com foro privilegiado, ao lado do senador Romero Jucá (PMDB-RR), o senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dos principais nomes do partido à sucessão presidencial de 2018, é investigado em cinco procedimentos que tratam de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, cartel e fraude em licitação. Cinco delatores relataram, “por meio de declaração e prova documental”, condutas de Aécio como governador de Minas (2003-2010), senador (2011-2018) e candidato à Presidência (2014).

Aécio foi acusado de receber “pagamento de vantagens indevidas em seu favor e em benefício de seus aliados” na campanha de 2014, mas os nomes não são citados. Em um segundo inquérito, o mineiro foi citado por solicitar, enquanto governador, “vantagens indevidas a pretexto de doação eleitoral” para a campanha de Antonio Anastasia (PSDB-MG) ao governo de Minas em 2010, valores que totalizaram R$ 7,3 milhões.

Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo

Fonte: Veja + O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disputa por taxa de fim de mês impulsiona dólar ante real em dia de Fed e Copom
S&P 500 e Nasdaq sobem com alta do setor de chips, após Fed sinalizar próximo corte de juros
Ibovespa avança 3% em julho com endosso do Fed a aposta sobre corte de juros
Taxas futuras de juros caem no Brasil com decisão do Fed e antes do Copom
Vendas de diesel no Brasil batem recorde no 1º semestre; gasolina recua
Corte de juros em setembro pode estar em jogo se inflação cair em linha com expectativas, diz Powell