Presidente da China pede cooperação comercial em primeira reunião com Trump

Publicado em 07/04/2017 07:30

Por Steve Holland

PALM BEACH, Flórida (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, pediu cooperação aos Estados Unidos para o comércio e investimentos, convidando o presidente norte-americano, Donald Trump, a visitar seu país, em um início cordial, na quinta-feira, da primeira reunião entre os dois líderes.

Trump disse antes de receber Xi que desejava abordar preocupações sobre as práticas comerciais da China e pressionar o presidente chinês a fazer mais em relação a controlar as ambições nucleares da Coreia do Norte, embora não seja esperado nenhum grande acordo.

Os dois lados deveriam promover "o desenvolvimento saudável do comércio e investimento bilaterais" e avançar em conversas sobre um acordo bilateral de investimentos, disse Xi, segundo comunicado no site do Ministério das Relações Exteriores da China.

"Temos milhares de motivos para uma relação China-EUA correta, e nem uma única razão para estragar a relação China-EUA", disse Xi a Trump.

Trump aceitou o convite de Xi para ir à China este ano, segundo autoridades citadas pela agência de notícias estatal Xinhua nesta sexta-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disputa por taxa de fim de mês impulsiona dólar ante real em dia de Fed e Copom
S&P 500 e Nasdaq sobem com alta do setor de chips, após Fed sinalizar próximo corte de juros
Ibovespa avança 3% em julho com endosso do Fed a aposta sobre corte de juros
Taxas futuras de juros caem no Brasil com decisão do Fed e antes do Copom
Vendas de diesel no Brasil batem recorde no 1º semestre; gasolina recua
Corte de juros em setembro pode estar em jogo se inflação cair em linha com expectativas, diz Powell