China diz que medidas dos EUA sobre comércio devem respeitar regras internacionais

Publicado em 03/04/2017 07:24

PEQUIM (Reuters) - A China pediu aos Estados Unidos que respeite as regras de comércio internacional e melhore a cooperação e o diálogo em relação a duas novas determinações do presidente norte-americano, Donald Trump, pedindo investigação sobre abusos comerciais.

Qualquer medida sobre comércio dos EUA deve atender às regras comerciais internacionais aceitas e diferenças entre os dois países deveriam ser lidadas de forma apropriada, afirmou no sábado um porta-voz não identificado do Ministério do Comércio da China.

"A China está disposta a cooperar com os EUA em uma base de igualdade e benefício mútuo", disse o porta-voz em discurso divulgado no site do ministério.

Trump assinou decretos presidenciais na sexta-feira com o objetivo de investigar possíveis abusos que provocariam amplos déficits comerciais para os EUA.

Ele vai receber o presidente chinês, Xi Jinping, na quinta e sexta-feiras, e a expectativa é de que o comércio seja o ponto central de discussão, bem como a Coreia do Norte e as ambições da China em relação ao Mar do Sul da China.

(Reportagem de Cate Cadell)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disputa por taxa de fim de mês impulsiona dólar ante real em dia de Fed e Copom
S&P 500 e Nasdaq sobem com alta do setor de chips, após Fed sinalizar próximo corte de juros
Ibovespa avança 3% em julho com endosso do Fed a aposta sobre corte de juros
Taxas futuras de juros caem no Brasil com decisão do Fed e antes do Copom
Vendas de diesel no Brasil batem recorde no 1º semestre; gasolina recua
Corte de juros em setembro pode estar em jogo se inflação cair em linha com expectativas, diz Powell