Governo anuncia se há necessidade de aumento de impostos dia 22, diz Meirelles

Publicado em 15/03/2017 14:52

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que no próximo dia 22 será anunciado se haverá necessidade de aumento de impostos, bem como a possibilidade de correção da tabela do Imposto de Renda.

"Qualquer anúncio nesse sentido vai ser feito apenas no dia 22 porque, aí sim, os cálculos estarão finalizados", disse o ministro após abrir reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Na data, o governo divulgará o relatório de receitas e despesas do primeiro bimestre, ocasião em que também atualizará as projeções para dados econômicos.

Caso precise cortar gastos para cumprimento da meta de resultado primário, Meirelles destacou que o governo vai destacar na próxima semana o tamanho do contingenciamento.

Meirelles repetiu que a divulgação da lista dos políticos que serão investigados após citação por delatores na operação Lava Jato não deve prejudicar o andamento da reforma da Previdência, e que a expectativa continua sendo de votação da matéria na Câmara dos Deputados em abril.

Após o ministério da Fazenda ter sido invadido nesta manhã por centenas de manifestantes como parte do "Dia Nacional da Mobilização", contra as reformas da Previdência e trabalhista, Meirelles avaliou que o debate sobre as mudanças para aposentadoria é saudável e positivo, mas que violência e destruição do patrimônio público são condenáveis.

Meirelles afirmou que o andar de seu gabinete não chegou a ser ocupado, mas que existem avarias ao edifício que ainda terão que ser avaliadas, já que o prédio ainda está ocupado.

O ministro disse ainda que a nova rodada da regularização de recursos não declarados no exterior, aprovada na véspera pelo Senado, deve gerar arrecadação inferior a 10 bilhões de reais para a União considerando a projeção que existe na peça orçamentária de 2017.

(Por Marcela Ayres; Edição de Patrícia Duarte)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disputa por taxa de fim de mês impulsiona dólar ante real em dia de Fed e Copom
S&P 500 e Nasdaq sobem com alta do setor de chips, após Fed sinalizar próximo corte de juros
Ibovespa avança 3% em julho com endosso do Fed a aposta sobre corte de juros
Taxas futuras de juros caem no Brasil com decisão do Fed e antes do Copom
Vendas de diesel no Brasil batem recorde no 1º semestre; gasolina recua
Corte de juros em setembro pode estar em jogo se inflação cair em linha com expectativas, diz Powell