Para PF, Lula e Dilma tentaram atrapalhar investigações da Lava Jato

Publicado em 21/02/2017 07:14

(Reuters) - A Polícia Federal encaminhou ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, relatório de inquérito atribuindo aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff o crime de obstrução de Justiça.

A informação divulgada pelo site do jornal O Estado de S. Paulo foi confirmada à Reuters por uma fonte da PF, que pediu para não ser identificada e explicou que o relatório não está sendo divulgado.

A PF diz que a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil pela então presidente Dilma, dando ao ex-presidente foro no STF, atrapalhava o avanço da investigação da Lava Jato.

Em nota, a defesa de Lula afirmou que a conclusão do delegado federal Marlon Oliveira Cajado dos Santos "é desprovida de qualquer fundamento jurídico e incompatível" com a decisão proferida no último dia 14 pelo ministro do STF Celso de Mello sobre a nomeação de Moreira Franco como ministro pelo presidente Michel Temer.

Mello disse que "a investidura de qualquer pessoa no cargo de ministro de Estado não representa obstáculo algum a atos de persecução penal que contra ela venham eventualmente a ser promovidos perante o seu juiz natural", lembra a defesa de Lula.

O advogado Alberto Toron, que faz a defesa de Dilma, disse que o relatório da PF "é faccioso e parcial, recheado de presunçosa autoridade policial".

"É importante ter claro que o fato de ter nomeado como ministro só tem uma consequência para a investigação que é a mudança de foro, isso não significa obstrução da Justiça", disse Toron. "Ou agora o STF é a anti-Justiça?"

O inquérito trata ainda da indicação do ministro Marcelo Dantas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) por Dilma e a uma conversa gravada entre o então ministro Aloizio Mercadante e um assessor do então senador Delcídio do Amaral. No relatório, a Mercadante é atribuído o crime de tráfico de influência, além de obstrução de Justiça.

Nota divulgada pela defesa do ex-ministro afirma que os diálogos entre o petista e o então assessor "não retratam qualquer tentativa de obstrução da Justiça, mas um gesto de apoio pessoal".

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined