Moro vai ao Senado propor mudança em projeto para evitar "mal-estar"

Publicado em 01/12/2016 11:36
Juiz federal entrega nesta quinta-feira uma sugestão para impedir que projeto sobre abuso de autoridade represente "perseguição" a magistrados

O juiz federal Sérgio Moro entregou nesta quinta-feira (1ª) no Senado Federal uma sugestão de mudança no projeto de lei que trata do abuso de autoridade. Segundo Moro, há a preocupação de que o projeto possa servir como um instrumento de intimidação de juízes, promotores, procuradores e autoridades policiais de todas as instâncias. Em reunião com senadores, o juiz entregou um documento que apresenta um novo artigo.

"A minha sugestão é de a inclusão de um único artigo na lei versando nos seguintes termos: 'configura crime previsto nesta lei a divergência na interpretação da lei penal ou processual penal ou na avaliação de fatos e provas'”, explica Sérgio Moro, que participou nesta manhã de reunião na Associação de Juízes Federais (Ajufe) e, de lá, seguiu para o Senado.

A ideia de Moro, ao apresentar a proposta, "é evitar que, a pretexto de se coibir o abuso de autoridade, que essas autoridades envergadas da aplicação da lei, [como] juízes, promotores e policiais sejam perseguidos apenas por cumprir seu dever e contrariar interesses poderosos", afirmou.

O juiz acredita que os senadores estão abertos a sugestões e levarão em consideração a proposta do magistrado para evitar o "mal-estar" entre os poderes Legislativo e Judiciário. "Acredito que os senadores estão abertos a essas sugestões, houve esse convite, eu acredito que eles vão ter a sensibilidade de levá-la em consideração porque é realmente necessária para evitar esse mal-estar criado entre os poderes", declarou. 

Leia a notícia na íntegra no site Último Segundo.

Fonte: Último Segundo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil