Mercado prevê que Copom fará novo corte, e Selic pode ir a 13,75% ao ano

Publicado em 30/11/2016 06:24

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve promover nesta quarta-feira (30) o segundo corte seguido na taxa básica de juros, de 14% para 13,75% ao ano. Essa é a expectativa da maior parte dos economistas consultados pelo BC na semana passada, em pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras.

Em outubro, o BC realizou o primeiro corte na Selic em quatro anos. Naquele momento, a taxa passou de 14,25% para 14% ao ano.

Apesar de ainda apostarem em nova redução da Selic nesta quarta, os economistas reduziram, nas últimas semanas, a previsão para o tamanho do corte: de 0,50 para 0,25 ponto percentual. O motivo foi a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA, que espalhou incertezas nos mecados, gerou alta do dólar e queda da bolsa nas economias emergentes.

Série de cortes

A estimativa dos economistas de bancos é de que o Copom, que se reúne a cada 45 dias, continuará a reduzir a Selic nos próximos meses, chegando a 10% ao ano em abril de 2018.

O aumento dos juros, ou sua manutenção em um patamar elevado, é o principal mecanismo usado pelo BC para frear a inflação, que tem mostrado resistência. O objetivo é encarecer o crédito e reduzir o consumo no país.

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined