Bolsa brasileira despenca após eleição de Trump nos EUA

Publicado em 09/11/2016 11:27

A vitória do republicano Donald Trump nos EUA fez com que a Bolsa brasileira iniciasse as operações desta quarta-feira em forte baixa.

O principal índice de ações do Brasil, o Ibovespa, chegou a cair 3,5% no início desta manhã -com investidores temerosos em relação aos próximos passos da política econômica americana. Próximo das 11h40 (de Brasília), o índice tinha queda de 2,13%.

Com uma retórica protecionista e anti-livre mercado, Trump traz temores em relação ao comércio mundial e, principalmente, uma neblina sobre o futuro.

Não há também uma posição clara sobre como o novo presidente irá lidar com a a política externa, principalmente em relação ao Oriente Médio -importante região produtora de petróleo. Por isso, o preço do combustível tem queda e as ações da Petrobras chegaram a cair cerca de 6%.

As perdas só não foram maiores graças ao discurso conciliador que Trump fez logo após receber a notícia da vitória. Na visão do mercado, o novo presidente foi menos radical do que vinha sendo durante a campanha.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar termina sessão perto da estabilidade à espera de decisões de bancos centrais
S&P 500 e Nasdaq caem com cautela antes de balanços do setor de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com declínio de commodities e cautela antes de Fed e Copom
Taxas futuras de juros caem em sintonia com Treasuries na véspera do Copom
Consumo de energia no Brasil cresce 6,8% no 1º semestre, diz CCEE
Brasil abre 201.705 vagas formais de trabalho em junho, acima do esperado