Crédito rural mais barato depende de ritmo de queda da Selic

Publicado em 26/10/2016 06:17

Economistas ouvidos pela Globo Rural consideram possível a redução da taxa de juros da economia brasileira levar a um alívio no custo do crédito rural no médio prazo. No entanto, isso dependerá do ritmo do ajuste fiscal e da velocidade com que o Banco Central(BC) passará a reduzir a Selic, o que não ficou claro depois da decisão da semana passada.

Na última quarta-feira (19/10), O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic de 14,25% para 14% ao ano. A decisão foi unânime e sem viés, sinalizando que não deve haver alteração até a próxima reunião, em 30 de novembro. O Copom avaliou o movimento da inflação como positivo no curto prazo, mas indicou que o ajuste fiscal ainda “envolve incertezas”.

“O Banco Central sinalizou para o governo que o ajuste é o caminho correto, mas que ainda quer mais para continuar o afrouxamento monetário”, resume o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.

Ele acredita que o Banco Central fará novos cortes na Selic. E mais agressivos que o da semana passada. O economista diz que os indicadores ainda mostram baixo nível de atividade econômica e a redução da taxa de juros é uma das maneiras que o governo tem de estimular a demanda interna.

De modo geral, o mercado espera uma taxa Selic ainda menor até o final deste ano. De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (24/10), a expectativa dos analistas do setor financeiro 13,5% ao ano, a mesma revelada na semana passada.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St termina em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil
Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz