Defesa de Lula vai ao Conselho Nacional do Ministério Público contra procuradores da Lava Jato

Publicado em 15/09/2016 15:15

SÃO PAULO (Reuters) - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira que entrará com uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra os procuradores da Lava Jato acusando-os de desvio funcional na apresentação da denúncia contra o ex-presidente na véspera.

Em entrevista coletiva, o advogado Cristiano Zanin disse que o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, fez um juízo de valor antecipado ao afirmar que Lula era o "grande general" do esquema de corrupção na Petrobras e atuou em jurisdição que não era sua, pois há uma investigação sobre organização criminosa envolvendo Lula no Supremo Tribunal Federal (STF).

(Reportagem de Natalia Scalzaretto)

Na Folha: 'Provem que sou culpado e vou a pé à delegacia', diz Lula após denúncia

Após ser denunciado por força-tarefa da Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez pronunciamento na tarde desta quinta (15), em encontro com a imprensa. Ao lado de aliados do partido, ele reafirmou sua inocência e disse que, caso comprovado contra ele qualquer ato de corrupção, iria a pé até a delegacia, "como os fiéis vão até Aparecida do Norte para pagarem seus pecados".

Durante a declaração, Lula contou histórias, fez piadas com referência à fala do procurador da República Deltan Dallagnol e chegou a pedir aos petistas que vestissem vermelho pelo "orgulho que têm pelo partido".

Emocionado, o ex-presidente diz que "conquistou o direito de andar de cabeça erguida" e pediu respeito à sua família. "Querem me investigar? Que me investiguem. Eu só quero que sejam verdadeiros comigo. Eu só quero que respeitem a dona Marisa".

O pronunciamento foi finalizado sem tempo para perguntas.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Fonte: Reuters + Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil