Farsul: Preços recebidos pelo produtor mantêm queda

Publicado em 14/09/2016 12:22

Influenciados diretamente pela variação cambial, soja (-7%) e carne bovina (-6%) foram os principais responsáveis pela queda no Índice de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) em agosto. O indicador fechou em -4,20%, conforme relatório divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, nesta quarta-feira (14/09).

Para o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, na comparação entre IIPR e IPCA Alimentos é possível confirmar a falta de relação entre os índices em um curto prazo. “Se ela existisse, os preços dos alimentos nas prateleiras deveriam estar em queda, o que não ocorre”, afirma. No ano, o IPCA Alimentos registra 9,11%, bem acima do 4,9% do IIPR. No acumulado em 12 meses os resultados são 15,06% e 12,42% respectivamente.

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) fechou agosto com leve declínio de -0,14% em relação a julho. O resultado foi motivado, principalmente, pela taxa de câmbio que influenciou o preço dos fertilizantes. No acumulado do ano, o IICP ampliou a deflação para -1,88%. A queda também está apresentada no acumulado dos últimos 12 meses (-1,67%).

Essa redução não é registrada em todos os insumos, os químicos mantêm alta, não acompanhando a variação cambial. Já os fertilizantes acumulam uma queda média de 29% nos últimos 12 meses.

Confira o Relatório dos Índices de Inflação de Agosto/2016

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz
Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela