Na Veja: Teori vê insistência de Lula em “embaraçar” a Lava Jato

Publicado em 08/09/2016 12:35
Para o ministro relator do Petrolão no STF, o ex-presidente tenta reiteradamente apresentar reclamações contra o juiz Sergio Moro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Lava Jato, Teori Zavascki, afirmou em decisão que o recurso apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é “mais uma das diversas tentativas da defesa (do ex-presidente) de embaraçar as apurações” da Operação Lava Jato. Teori negou o pedido do petista.

Lula pediu que três inquéritos que estão em Curitiba fossem suspensos e encaminhados ao STF. Na decisão, o ministro destaca a “insistência do reclamante” e informa que Lula tenta dar “contornos de ilegalidade, como se isso fosse a regra” aos atos de Sergio Moro. Teori destaca também que o STF “possui amplo conhecimento dos processos (inquéritos e ações penais) que buscam investigar supostos crimes praticados no âmbito da Petrobras, com seus contornos e suas limitações”.

“Os argumentos agora trazidos nesta reclamação constituem mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações”, afirmou o ministro em decisão de sete páginas na última terça-feira. Segundo a reclamação protocolada pelos advogados de Lula no Supremo, o ex-presidente é alvo de apurações que tratam de “fatos idênticos”. Teori afirma que a defesa não tem razão, afinal o próprio juiz Sergio Moro destacou que não ultrapassou os limites de sua atuação porque ainda não há em nenhuma das apurações a delimitação dos fatos.

Leia a reportagem completa no site da Veja:

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IGP-M desacelera alta a 0,61% em julho com destaque para alimentos, mas fica acima do esperado
Economia da Alemanha tem retração inesperada de 0,1% no segundo trimestre
Ações da China ampliam perdas enquanto investidores avaliam perspectivas econômicas
S&P 500 tem pequena alta antes de balanços importantes, dados dos EUA e reunião do Fed
Ibovespa fecha em queda com pressão de Petrobras e decisões de Fed e Copom no horizonte
Dólar descola do exterior e cai ante real com mercado à espera de Copom, Fed e BOJ