PMDB escolhe Marcelo Castro como candidato da bancada à presidência da Câmara

Publicado em 12/07/2016 13:05

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A bancada de deputados do PMDB decidiu nesta terça-feira que terá candidatura própria à presidência da Câmara e escolheu o deputado Marcelo Castro (PI) como postulante oficial do partido. 

Castro já havia registrado sua candidatura, agora referendada por sua bancada em reunião nesta terça. A decisão não foi bem recebida pelo Palácio do Planalto, segundo uma fonte palaciana.

"O deputado Marcelo Castro é oficialmente o candidato do PMDB à presidência da Câmara", disse o líder da bancada, deputado Baleia Rossi (SP). 

"O ideal seria um candidato único (da base)... Como isso não foi possível, cresceu no PMDB essa vontade de lançar um candidato", afirmou. 

Segundo o líder, o fato de o parlamentar ter se posicionado contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff não causa nenhum tipo de desconforto, uma vez que o deputado já está "integrado" à base do governo do presidente interino Michel Temer e que não se deve "olhar pelo retrovisor".

Questionado por jornalistas se sua posição sobre o impeachment de Dilma poderia atrapalhar, Castro afirmou que seus "colegas e eleitores entenderam completamente" sua atitude, lembrando que era ministro do governo em questão e que havia assumido compromissos. 

Além de Castro, outro peemedebista já havia registrado candidatura, o deputado Fábio Ramalho (MG), que deve conversar com aliados para definir se mantém sua candidatura. 

Também disputaram a indicação oficial do partido os deputados Carlos Marun (MS) e Osmar Serraglio (PR). 

(Reportagem adicional de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai abaixo de R$5,60 com mercado à espera do governo
Biden e Trump estão empatados em disputa presidencial dos EUA, mostra pesquisa Reuters/Ipsos
Wall Street sobe após dados aumentarem expectativas de corte nos juros e antes de ata do Fed
Produção industrial cai 0,9% em maio, diz IBGE
Haddad diz que espera concluir negociação sobre dívida dos Estados neste mês