Jornais oficiais chineses dizem que expectativas do mercado sobre iuan estão estáveis

Publicado em 29/06/2016 09:29

XANGAI (Reuters) - Apesar da recente fraqueza do iuan em relação ao dólar, não tem havido pânico na venda da moeda chinesa e as expectativas do mercado sobre o valor do iuan continuam estáveis, disseram dois dos principais jornais oficiais de mercado chineses em artigos de primeira página nesta quarta-feira.

Os artigos no Shanghai Securities News e no China Securities Journal vieram depois de o iuan ter queda ante o dólar pelo terceiro dia consecutivo, chegando a mínima em cinco anos, antes de se estabilizar na terça-feira.

A fraqueza aumentou os temores dos investidores de que Pequim pode estar considerando desvalorizar a moeda novamente, em meio à turbulência do mercado global desencadeada pela votação britânica de deixar a União Europeia.

Os dois jornais são da agência estatal de notícias Xinhua, mas não ficou claro se a publicação dos artigos foi orquestrada, como ocorre às vezes em situações em que autoridades querem mandar um recado.

A desvalorização do iuan foi exacerbada pela votação britânica para sair, a qual atingiu a maioria das moedas emergente, e reavivou as lembranças de uma desvalorização chinesa surpresa em agosto do ano passado e outra rápida depreciação no começo deste ano.

O Banco do Povo da China, banco central do país, disse na terça-feira que apesar das flutuações recentes no mercado de câmbio, o iuan continua relativamente estável ante uma cesta de moedas, enquanto as expectativas estão estáveis.

(Por Samuel Shen e John Ruwitch)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz
Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela