Dólar tem leve alta sobre real, com briga pela Ptax

Publicado em 30/12/2015 09:21

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com leve alta ante o real nesta quarta-feira, última sessão regular do ano e marcada por baixo volume de negócios e pela formação da Ptax, taxa calculada pelo Banco Central que serve de referência para uma série de contratos cambiais.

Às 10:28, o dólar avançava 0,17 por cento, a 3,8834 reais na venda, após subir 0,44 por cento na sessão anterior.

A briga pela formação da Ptax em dia de baixa liquidez deve acentuar a volatilidade da última sessão do ano. Na máxima do dia, o dólar chegou a 3,8990 reais na venda e, na mínima, a 3,8570 reais.

"O que vai guiar mesmo a cotação hoje é a guerra pela Ptax, que já deu uma pressionada logo cedo", disse o gerente de câmbio da TOV Corretora, Reginaldo Siaca.

No campo interno, os investidores seguem atentos à situação fiscal do país e aguardam os comentários do secretário interino do Tesouro, Otávio Ladeira, nesta tarde sobre o equacionamento das chamadas pedaladas fiscais. Na véspera, Ladeira disse que o governo considera estratégico pagar integralmente neste ano as pedalas fiscais de 57 bilhões de reais.

"A gente já sabe que vai ter esse acerto... É previsível que tenha déficit grande este ano e isso precisa ser ajustado para não ter o mesmo problema no ano que vem", disse Siaca.

O BC fará nesta tarde leilão de venda de até 1,4 bilhão de dólares com compromisso de recompra, com objetivo de rolar contratos já existentes. Os investidores também aguardavam o anúncio do BC para a rolagem dos swaps cambiais que vencem em fevereiro, equivalente a 10,431 bilhões de dólares.

No cenário externo, os mercados reagiam à forte queda nos preços do petróleo nesta sessão, alimentados por preocupações com a atividade econômica global, em destaque a China.

(Por Flavia Bohone)

 

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024