Arábia Saudita está pronta para novos recordes de produção de petróleo

Publicado em 11/06/2015 11:20

Por Nidhi Verma

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Arábia Saudita está pronta para elevar sua produção de petróleo nos próximos meses para novos recordes para atender a crescente demanda global, apesar de um aumento no uso doméstico, disse nesta quinta-feira um importante executivo do setor de petróleo saudita.

O diretor-executivo de marketing da petroleira estatal Saudi Aramco, Ahmed Al-Subaey, disse à Reuters que o principal exportador global de petróleo já está conversando com possíveis compradores indianos para vendas adicionais.

A Arábia Saudita aumentou a produção em maio para cerca de 10,3 milhões de barris por dia (bpd), maior volume já registrado, como resultado do aumento da demanda global.

Qualquer aumento de produção, em um mercado que já enfrenta um excesso de oferta, poderia sinalizar que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) segue firme em sua decisão de manter fatia de mercado.

A estratégia do grupo é vista como um dos principais fatores na forte queda nos preços do petróleo registrada no ano passado.

"Nós temos bastante petróleo... Você não irá ver nenhum corte da Arábia Saudita", disse Al-Subaey depois de encontrar-se com autoridades indianas do setor de petróleo em Nova Délhi.

Historicamente a Arábia Saudita reduz suas exportações de petróleo durante os meses de verão no país, quando a demanda doméstica sobe em função do alto consumo de eletricidade para ar-condicionado.

"Nós temos o suficiente em estoque e nós temos produção suficiente para fazer isso. Nós iremos atender qualquer que seja a demanda. Se o mercado pedir, nós iremos fornecer", acrescentou o executivo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício
Dólar acompanha exterior e volta a subir ante real
Taxas futuras de juros sobem em dia de pressão para emergentes e receios com área fiscal