Bovespa fecha em queda 0,72% pressionada por Vale e Petrobras; bancos sobem

Publicado em 14/01/2015 17:31

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou em baixa nesta quarta-feira, afetada principalmente pelo declínio dos papéis da Vale, após o preço do minério de ferro na China recuar para próximo da mínima em mais de cinco anos, em meio a preocupações sobre o crescimento global.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa caiu 0,72 por cento, a 47.697 pontos. Na máxima, o índice subiu 0,5 por cento, a 48.280 pontos. O giro financeiro somou 5,8 bilhões de reais.

A Petrobras foi outro componente negativo, em um dia de volatilidade para os preços do petróleo e de noticiário intenso sobre a estatal, enquanto investidores seguem na expectativa do resultado do terceiro trimestre, previsto para o dia 27, segundo a imprensa local.

A alta nas ações do setor bancário chegou a sustentar o principal índice da bolsa paulista no azul na segunda etapa do dia, mas a deterioração em Wall Street minou a tentativa de recuperação no pregão local.

Notícias sobre Embraer, Grupo Pão de Açúcar, Gerdau e Sabesp também pressionaram as operações locais, enquanto recomendações de bancos estrangeiros positivas ajudaram a colocar Souza Cruz e Estácio entre as maiores altas.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas dos DIs caem no Brasil com perspectiva de corte de juros nos EUA Taxas dos DIs caem no Brasil com perspectiva de corte de juros nos EUA
Produtores do RS poderão ter dívidas de custeio prorrogadas por 4 anos Produtores do RS poderão ter dívidas de custeio prorrogadas por 4 anos
Comissão de Agricultura rejeita proposta de penhora de imóveis rurais para reforma agrária
Trump refuta alegações da China de que não houve conversas sobre comércio
STOXX 600 sobe com impulso de montadoras e materiais; política de Trump segue em foco
EUA e China se reuniram nesta quinta-feira para amenizar guerra comercial, diz Trump