Petrobras e Braskem fecham acordo para tecnologias mais sustentáveis e novos produtos

Publicado em 29/06/2022 12:25

A Petrobras e a Braskem firmaram acordo para identificar novas oportunidades de cooperação tecnológica e negócios circulares e em baixo carbono, visando a utilização de tecnologias mais sustentáveis e o desenvolvimento de produtos circulares e com menor emissão de CO2.

Segundo comunicado da Petrobras, fornecedora de matéria-prima para a Braskem, o acordo prevê três linhas de atuação: uso de matérias-primas renováveis para a produção de insumos petroquímicos mais sustentáveis; estímulo à economia circular no processo de refino (com uso de plástico reciclado) e estudo para avaliar oportunidades de desenvolvimento de um “hub” de Captura, Uso e Armazenamento Geológico de CO2 (ou Hub de CCUS), com potencial de reduzir a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera.

O acordo com a Braskem terá duração de três anos. Nesse período, as empresas farão testes experimentais até a escala piloto, com envolvimento de mais de 30 profissionais.

A Braskem pretende ampliar seu portfólio, incluindo, até 2025, 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado; e, até 2030, 1 milhão de toneladas, segundo a nota nesta quarta-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo fecha estável enquanto mercados avaliam expectativas de corte da taxa do Fed
Após três meses de estabilidade, gasolina apresenta alta influenciada pelo aumento do dólar, aponta Edenred Ticket Log
Exportações de petróleo da Arábia Saudita atingem alta de quatro meses em outubro
Petróleo cai 1% para mínima de uma semana com dados econômicos fracos da China e da Alemanha
Australiana Karoon Energy reduz perspectiva de produção de petróleo em projeto no Brasil
Petróleo cai com gastos chineses fracos e antes de decisão do Fed sobre taxa de juros dos EUA
undefined