Petróleo cai 5% por temor de recessão e queda do preço da gasolina nos EUA

Publicado em 17/06/2022 14:02

Os preços do petróleo caíam cerca de 5% nesta sexta-feira, para uma mínima de três semanas, pressionados por uma queda nos contratos futuros de gasolina dos EUA, já que os aumentos das taxas de juros dos principais bancos centrais alimentaram as preocupações com uma forte desaceleração econômica.

Por volta das 13h (horário de Brasília), os contratos futuros do Brent 4,3%, para cerca de 114 dólares o barril, após recuarem aproximadamente 5% mais cedo, enquanto o petróleo nos EUA perdia 6,22 dólares, ou 5,2%, para 111,43 dólares.

O Brent estava a caminho de sua primeira queda semanal em cinco semanas, enquanto o WTI pode registrar o primeiro declínio em oito semanas, à medida que crescem as preocupações de que os aumentos das taxas de juros possam causar uma recessão.

Esses temores ajudaram a pressionar os futuros de gasolina dos EUA, que caíram 7%, com analistas preocupados que os altos preços da gasolina começariam a afetar a demanda pelo combustível.

O grupo automobilístico AAA disse que o preço do diesel na bomba atingiu um recorde de 5,798 dólares por galão na sexta-feira, enquanto o preço da gasolina atingiu seu recorde de 5,016 dólares no início da semana.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Opep+ deve manter política de produção inalterada em reunião ministerial
OPEP+ está fazendo um trabalho "nobre" de equilíbrio do mercado de petróleo, dizem Emirados Árabes Unidos
Produção de petróleo no Brasil recua em agosto, apesar de alta no pré-sal
Petróleo cai 17% no terceiro trimestre com desaceleração da demanda
Vendas de diesel no Brasil superam 6 bi de litros pelo 2º mês consecutivo
Petróleo fecha em alta, mas acumula queda na semana com perspectiva de oferta mais firme