Índia negocia com Guiana acordo de fornecimento de petróleo de longo prazo

Publicado em 26/04/2021 09:18

A Índia, terceira maior consumidora e importadora de petróleo do mundo, tem conversado com o governo da Guiana sobre um possível acordo de longo prazo para a compra de petróleo do país da América do Sul, disse uma autoridade guianense.

A Índia expressou interesse em comprar um carregamento de 1 milhão de barris de petróleo junto ao governo da Guiana para testar o petróleo em suas refinarias, disse o ministro de Recursos Naturais da Guiana, Vickram Bharrat. Se o petróleo for compatível, as partes poderão começar negociações sobre um acordo de longo prazo.

A demanda por petróleo da Índia cresceu 25% nos últimos sete anos, mais do que em qualquer outro país, e autoridades têm prometido usar a posição do país como importante comprador como "arma" em um esforço para obter preços baixos.

O governo indiano já tem exercido papel maior no mercado de petróleo, tendo se oposto visceralmente a uma decisão da Opep e seus aliados, o grupo Opep+, para prorrogação de restrições à produção que vinham apoiando os preços do petróleo. A Índia também tem buscado diversificar seu suprimento, buscando fornecedores além da Arábia Saudita.

Refinarias estatais indianas planejam reduzir em 36% as compras de petróleo junto aos sauditas em maio frente aos níveis normais, disseram fontes à Reuters, com o país buscando petróleo de outras origens como da Guiana.

A empresa de refino privada HPCL-Mittal Energy fez a primeira compra de petróleo da Guiana pela Índia neste mês, mas as negociações foram realizadas entre os governos dos países.

O ministro Bharrat disse que o preço é o fator "mais importante" para a Guiana em qualquer potencial acordo.

"A primeira e mais importante questão para nós é obter o melhor preço por nosso petróleo", afirmou ele à Reuters em conversa por telefone.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo fecha estável enquanto mercados avaliam expectativas de corte da taxa do Fed
Após três meses de estabilidade, gasolina apresenta alta influenciada pelo aumento do dólar, aponta Edenred Ticket Log
Exportações de petróleo da Arábia Saudita atingem alta de quatro meses em outubro
Petróleo cai 1% para mínima de uma semana com dados econômicos fracos da China e da Alemanha
Australiana Karoon Energy reduz perspectiva de produção de petróleo em projeto no Brasil
Petróleo cai com gastos chineses fracos e antes de decisão do Fed sobre taxa de juros dos EUA
undefined