PDT pede ao STF suspensão de 17ª rodada de licitação de petróleo

Publicado em 13/04/2021 10:34

O PDT entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) que busca suspender a realização de todos atos preparativos para a 17ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A ação contra o leilão de áreas para exploração e produção de petróleo e gás, previsto para ocorrer até o final de 2021, foi distribuída ao ministro Maurco Aurélio, segundo nota divulgada no site do STF na manhã desta terça-feira.

O PDT acusa a União e a ANP de ignorarem a obrigatoriedade de avaliações ambientais antes da oferta dos blocos, o que segundo a legenda gera riscos de "danos imensuráveis ao meio ambiente".

O partido solicita a realização de estudos ambientais para determinar a eventual exclusão de "áreas sensíveis" da 17ª rodada, citando preocupações especialmente com setores como a Bacia Potiguar e a Bacia de Pelotas.

Procurada, a ANP afirmou em nota enviada por meio da assessoria de imprensa que ainda não tomou conhecimento da ação judicial.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse em janeiro que o governo previa a realização da 17ª rodada de licitação da ANP até o final de 2021, sem citar uma data específica.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Opep+ acelera aumentos na produção de petróleo, preços caem Opep+ acelera aumentos na produção de petróleo, preços caem
Ministros da OPEP+ devem manter novos aumentos na produção de petróleo conforme planejado, dizem fontes Ministros da OPEP+ devem manter novos aumentos na produção de petróleo conforme planejado, dizem fontes
Importações de petróleo ficam de fora de novas tarifas de Trump
Brasil tem aumento de 5,92% em suas reservas de petróleo provadas em 2024, diz ANP
Rússia impõe novas restrições aos portos de exportação de petróleo do Mar Negro
Petróleo se estabiliza enquanto mercado aguarda novas tarifas dos EUA