Preços do petróleo sobem 2% com cortes de oferta e expectativas de estímulos

Publicado em 08/02/2021 17:50

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo avançaram 2% e atingiram o maior nível em um ano nesta segunda-feira, com o Brent superando a marca de 60 dólares por barril, impulsionados por cortes de oferta entre importantes países produtores e expectativas de novos estímulos econômicos nos Estados Unidos.

O petróleo Brent fechou em alta de 1,22 dólar, ou 2,1%, a 60,56 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) avançou 1,12 dólar, ou 2%, para 57,97 dólares o barril. Ambas as referências alcançaram os mais altos patamares desde janeiro de 2020.

"Conseguir romper os 60 dólares de novo nos faz sentir que o mercado está finalmente ressurgindo depois da grande luta, tomando um fôlego adequado", disse Paola Rodriguez Masiu, vice-presidente de mercados de petróleo da Rystad Energy. "Isso dá uma sensação de normalidade novamente".

Brent e WTI avançaram mais de 60% desde o início de novembro, devido ao otimismo em torno das distribuições de vacinas contra o coronavírus, além dos cortes de produção dos membros da Opep+.

"Parece que há uma mudança de paradigma no mercado", afirmou Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group em Chicago. "Existe uma noção de que o excesso de oferta de petróleo está desaparecendo mais rapidamente do que se imaginava ser possível."

A Arábia Saudita se comprometeu a realizar cortes adicionais de produção em fevereiro e março, após reduções de oferta promovidas também por outros membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados.

Em um sinal de que as ofertas imediatas estão ficando apertadas, o spread de seis meses do Brent atingiu uma máxima de 2,54 dólares nesta segunda-feira, maior nível desde janeiro do ano passado, indicando demanda pela oferta atual.

(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin, em Londres, e Florence Tan, em Cingapura)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo fecha estável enquanto mercados avaliam expectativas de corte da taxa do Fed
Após três meses de estabilidade, gasolina apresenta alta influenciada pelo aumento do dólar, aponta Edenred Ticket Log
Exportações de petróleo da Arábia Saudita atingem alta de quatro meses em outubro
Petróleo cai 1% para mínima de uma semana com dados econômicos fracos da China e da Alemanha
Australiana Karoon Energy reduz perspectiva de produção de petróleo em projeto no Brasil
Petróleo cai com gastos chineses fracos e antes de decisão do Fed sobre taxa de juros dos EUA
undefined