Área de safrinha do milho em Mato Grosso continua indefinida

Publicado em 08/12/2009 08:58
Apesar do plantio da safra de soja estar praticamente na reta final em Mato Grosso, com a média estadual alcançando 99,2%, produtores ainda não sabem qual o tamanho da área que deve ser destinada ao milho segunda safra, ano que vem. Por outro lado, no último mês, os negócios antecipados de insumos se intensificaram. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

Em vias de iniciar a colheita dos primeiros grãos de soja - cultivados de forma antecipada -, a venda de insumos, apesar da melhora, continua baixa, um fato atípico no último mês do ano, quando tais produtos para a segunda safra deveriam estar na fazenda. Consequentemente, afirma o Imea, "temos uma área de plantio não plenamente definida".

O boletim divulgado pela entidade, vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), acentua ainda que "a área de soja também dá uma perspectiva dessa situação e com o plantio adiantado aliado à utilização de mais variedades precoces, possibilita maiores áreas para plantio da safrinha".

O Imea salienta que "até mesmo para regiões de tradicionalmente não plantam muito, como a região Nordeste, a área total da segunda safra deverá ter um significativo incremento. Com a intenção de manter a mesma área plantada que no ano passado nas demais regiões, estima-se que Mato Grosso terá um aumento de área para a safra 2010".

Ontem, o Imea também divulgou dados referente à cultura da soja. O levantamento reforçou o aumento da superfície plantada, superando 6 milhões de hectares, configurando-se, assim, a terceira maior área da história no Estado. Mato Grosso deve alcançar 18,22 milhões de toneladas, sendo esta a maior produção até então colhida.

Tags:

Fonte: SóNotícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: Mercado recua na B3 nesta 5ª feira, apesar de dólar ainda alta e ganhos fortes em Chicago
Milho cede na B3 e acompanha perdas no dólar; Chicago sobe forte nesta 5ª feira
Milho: Mercados fecham 2ª feira com estabilidade na B3 e na Bolsa de Chicago
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Exportação de milho cai 27,1% comparação com a média diária de dezembro de 2023
Radar Investimentos: Mercado de milho no Brasil mantém ritmo pontual de negócios
undefined