Falta apenas 5,3% de lavouras por colher da 2ª safra de milho no Brasil, aponta Conab

Publicado em 13/08/2024 10:58
Trabalhos já foram finalizados em Mato Grosso, Piauí e Tocantins e estão perto do final em Goiás, Maranhão, Paraná e Mato Grosso do Sul

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.                                             

A segunda safra de milho segue sendo colhida, subindo dos 91,3% da semana passada para 94,7% do total cultivado no país, este índice é superior aos 72,4% do mesmo período de 2023.             

Piauí, Tocantins e Mato Grosso já finalizaram suas atividades, seguidos por Maranhão (95%), Goiás (93%), Paraná (92%), Mato Grosso do Sul (90%), Minas Gerais (76%) e São Paulo (70%). 

Enquanto isso, as lavouras que seguem em desenvolvimento, estão todas (5,3%) em maturação.         

Detalhando o desenvolvimento em cada estado, os técnicos da Conab destacam que a colheita foi finalizada no Mato Grosso com produtividades acima das estimadas inicialmente e apresentando boa qualidade de grãos. 

Goiás também se encaminha para o final da colheita registrando boas produtividades. Já São Paulo e Minas Gerais, têm produtividades abaixo das expectativas devido à redução das chuvas e ao ataque de cigarrinhas. 

A ocorrência de precipitações interrompeu as atividades em algumas regiões do Paraná e Mato Grosso do Sul. 

Ao mesmo tempo, a colheita da primeira safra 23/24 também segue próxima do final no Brasil, saindo dos 99,6% da semana passada e indo para 99,8% do total previsto, percentual menor do que os 99,9% do mesmo período da safra passada.    

Apenas Piauí (98%) ainda segue com colheitas acontecendo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar de Chicago e dólar em alta, milho fecha 4ªfeira recuando na B3
Resta menos de 15% do milho safrinha ainda por colher no Mato Grosso do Sul, aponta Aprosoja MS
Movimentos de exportação sustentam preços do milho com alta em Chicago
Presidente do Sindicato Rural de Sinop (MT) aponta dificuldades com o preço do milho safrinha e baixo ritmo de vendas para a nova safra de soja
Milho acompanha o trigo e começa 4ªfeira recuando em Chicago
Secretaria de Agricultura de SC e Epagri promovem debate sobre desafios da produção de milho no Sul do Brasil