Deral indica volta da colheita de milho no Paraná e queda das produtividades
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 76% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 67% da semana passada. O restante se divide entre 2% ainda em frutificação e 98% já em maturação.
“Praticamente não foram registradas chuvas no período, depois do grande volume ocorrido no período retrasado, favorecendo a retomada das atividades de campo”, ressalta o relatório.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 42% das áreas como em boas condições, 36% como em médias e 22% em ruins. Esses índices ficaram levemente inferiores aos 43%, 36% e 21%, respectivamente, da semana anterior.
Detalhando a situação do milho paranaense, o Deral indica que, após a paralização pelas chuvas, os trabalhos de colheita voltaram a avançar nas lavouras de milho paranaenses.
“Observa-se que à medida que os trabalhos progridem, os rendimentos diminuem na maior parte das lavouras. Considerando os preços atuais, os produtores se esforçam para fechar as contas devido ao investimento realizado na cultura”, destacam os analistas do Deral.