Conab indica colheita do milho safrinha avançando para 28% e se mantendo a frente do registrado em 2023

Publicado em 25/06/2024 10:50
Técnicos da Companhia destacam bons resultados em Mato Grosso e Goiás, mas alertam para problemas com falta de chuva no Paraná e Minas Gerais

Logotipo Notícias Agrícolas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.                                      

A segunda safra de milho segue sendo colhida, subindo dos 13,1% da semana passada para 28% do total cultivado no país, este índice é maior do que os 11% do mesmo período de 2023.      

Os estados que já iniciaram as atividades são Mato Grosso (40,1%), Paraná (29%), Tocantins (25%), Goiás e Mato Grosso do Sul (12%), Maranhão e São Paulo (10%), Minas Gerais (8%) e Piauí (1%). 

Enquanto isso, as lavouras que seguem em desenvolvimento, se dividem entre 13,3% ainda em enchimento de grãos e 58,6% já em maturação.    

Detalhando o desenvolvimento em cada estado, os técnicos da Conab apontam que a colheita está se intensificando e apresentando bons resultados no Mato Grosso. 

O tempo seco também ajuda o avanço da colheita no Paraná, apesar de prejudicar o enchimento de grãos no Noroeste, Oeste e Centro-Ocidental, e Goiás, que tem apresentado boa qualidade dos grãos. 

A ausência de chuvas também afetou as lavouras semeadas tardiamente em todas as regiões de Minas Gerais. 

Ao mesmo tempo, a colheita da primeira safra 23/24 também segue avançando no Brasil, saindo dos 88,1% da semana passada e indo para 91,6% do total previsto, percentual menor do que os 93,8% do mesmo período da safra passada.           

Os estados mais avançados na colheita são Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Goiás (100%), Rio Grande do Sul (97%), Bahia (90%), Piauí (76%) e Maranhão (50%).     

As lavouras de milho primeira safra ainda em campo estão todas em fase de maturação (8,4%).    

Os técnicos da Conab destacam que, a colheita avançou pouco no rio Grande do Sul devido às precipitações, com as operações se concentrando em pequenas áreas de agricultura familiar. 

Os trabalhos seguem avançando no Leste, Oeste e Sul do Maranhão e já se aproximam da finalização no Extremo-Oeste da Bahia. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da Ucrânia pode se beneficiar de tarifas dos EUA, diz analista Milho da Ucrânia pode se beneficiar de tarifas dos EUA, diz analista
Ataques de cigarrinha e pulgão do milho explodem em lavouras em todo o Brasil e exigem revisão do manejo
Milho se destaca entre baixa geral das agrícolas e fecha 5ª feira estável na Bolsa de Chicago
China está na "iminência" de abrir mercado de farelo de milho ao Brasil, diz Fávaro
Radar Investimentos: Os preços do milho seguem sustentados no mercado físico
Pesquisa do IAC mostra que monitoramento climático contribui para a previsão e controle de pragas no milho