Imea eleva estimativa de produtividade do milho no MT para 110,02 sc/ha

Publicado em 04/06/2024 10:52 e atualizado em 04/06/2024 11:37
Instituto espera avanço rápido da colheita nos próximos dias diante de previsão de período de estiagem no estado

Logotipo Notícias Agrícolas

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que a produtividade da segunda safra de milho no estado deverá ser 1,72% maior do que a última estimativa. 

Sendo assim, os técnicos do Instituto apontam rendimento de 110,02 sacas por hectare de produtividade média esperada para o Mato Grosso, índice superior as 108,16 sc/ha estimadas em maio. 

“Essa melhora na expectativa está atrelada ao bom desenvolvimento das lavouras e aos bons rendimentos dos primeiros talhões colhidos no estado”, explica o Imea. 

Sendo assim, a estimativa de produção final do estado passa a ser de 45,84 milhões de toneladas, elevação de 1,79% com relação à última estimativa, mas ainda 12,68% inferior a safra 2022/23, que registrou recorde histórico. 

O relatório ainda destaca que “o rendimento final ainda está em aberto, devido às incertezas para o ciclo, como incidência de possíveis pragas e doenças que podem interferir na produtividade”. 

Os técnicos do Imea ainda aponta que, diante de previsões apontando um período de estiagem pela frente no Mato Grosso, a tendência é de que os trabalhos de colheita consigam avançar rapidamente nos próximos dias. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha semana com preços firmes no BR apesar de semana tensa no cenário internacional Milho fecha semana com preços firmes no BR apesar de semana tensa no cenário internacional
Demanda por milho no Brasil avança em 2025 e maior importação pelo país é provável, diz Rabobank
Em Chicago, cotações futuras do milho seguem acompanhando às tarifas recíprocas e trabalham em campo misto
Radar Investimentos: preços do milho seguem sustentados no mercado físico
Milho da Ucrânia pode se beneficiar de tarifas dos EUA, diz analista
Ataques de cigarrinha e pulgão do milho explodem em lavouras em todo o Brasil e exigem revisão do manejo