Restando poucas aéreas para fechar plantio do milho, Deral já indica perda de produtividade em algumas regiões do Paraná
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento o plantio da safra de verão de milho 2023/24 saltou dos 96% da semana passada para 98% das lavouras já semeadas, sendo 2% em germinação, 66% em desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 5% já na fase de frutificação.
As únicas regiões que ainda não encerraram a semeadura são União da Vitória (90%), Curitiba (93%) e Ivaiporã (98%).
Os técnicos do Deral classificaram 79% das lavouras em boas condições de desenvolvimento, 17% em médias e 4% em ruins.
As regionais com mais índices de lavouras consideradas ruins são União da Vitória (50%), Pato Branco (15%), Francisco Beltrão (10%) e Laranjeiras do Sul (5%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras seguem com bom desenvolvimento e entrando na fase de florescimento nas regiões Norte, Oeste e Centro-Oeste.
Já na região Sudoeste, foram observadas doenças decorrentes da alta umidade. “É evidente que o potencial produtivo da safra de verão já está comprometido em certo grau, e a continuidade dessas condições climáticas adversas vai agravar ainda mais essa situação”, destaca o Deral.
Na região Sul, o alerta é para o intenso ataque de percevejos nas lavouras em fase de floração.