Restam menos de 2% do milho por colher no Mato Grosso do Sul, relata Famasul

Publicado em 11/10/2023 10:55

Logotipo Notícias Agrícolas

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado.                 

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho já avançou para 98,4% até a última sexta-feira (06). Esse patamar é inferior aos 100% da safra passada da média das últimas cinco temporadas.           

“A operação de colheita no estado segue atrasada. Os municípios com atraso substanciais na operação são Bonito, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Maracaju”, destaca a Famasul.    

Das áreas que ainda restam em campo, 87,2% foram avaliadas como em boas condições, enquanto 10,4% foram classificadas como regulares e 2,4% avaliadas como ruins.       

“O destaque da semana foi a ocorrência de chuvas no final dela, registrando 157 mm em Rio Brilhante, 148,4 mm em Nova Andradina, 138,8 mm em Maracaju e 100,8 mm em Nova Alvorada do Sul”, detalha a publicação.                

Para esta temporada, a Famasul segue estimando uma a área total plantada de 2,325 milhões de hectares, 5,39% a mais do que 2022, e uma produtividade média estimada de 80,33 sacas por hectare, totalizando uma produção projetada de 11,206 milhões de toneladas, o que seria 12,28% menor do que o atingindo no ciclo passado.                      

Do lado do mercado, a Famasul aponta que o preço da saca de milho se valorizou 1,98% no Mato Grosso do Sul entre os dias 22 de setembro e 09 de outubro, sendo negociado ao valor médio de R$ 39,75.                

Até o momento 51,20% da safra estimada foi comercializada. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da Ucrânia pode se beneficiar de tarifas dos EUA, diz analista Milho da Ucrânia pode se beneficiar de tarifas dos EUA, diz analista
Ataques de cigarrinha e pulgão do milho explodem em lavouras em todo o Brasil e exigem revisão do manejo Ataques de cigarrinha e pulgão do milho explodem em lavouras em todo o Brasil e exigem revisão do manejo
Milho se destaca entre baixa geral das agrícolas e fecha 5ª feira estável na Bolsa de Chicago
China está na "iminência" de abrir mercado de farelo de milho ao Brasil, diz Fávaro
Radar Investimentos: Os preços do milho seguem sustentados no mercado físico
Pesquisa do IAC mostra que monitoramento climático contribui para a previsão e controle de pragas no milho